Camisa especial do Arsenal usada na conquista da FA Cup em 1971

Um dos aspectos mais interessantes que observei na minha recente viagem à Inglaterra é a quantidade de produtos que os clubes oferecem em suas lojas. Entre eles, uma série gigantesca de camisas retrôs, produzidas em larga escala e referentes a diversos momentos históricos de cada clube.


Os clubes ingleses sempre tiveram o hábito de criar camisas específicas para determinados jogos. E com o Arsenal não foi diferente em relação à final da FA Cup de 1971. Naquele ano histórico para o clube, a equipe venceu o Liverpool por 2 a 1 na final, em Wembley, com todos os gols marcados na prorrogação - e de virada.

Na ocasião, o clube usou uma camisa amarela com golas e bordas das mangas azuis, com detalhes especiais bordados ao redor do escudo: o "1971" e uma taça (no formato do troféu da FA Cup), abaixo e acima do tradicional canhão que faz parte do escudo dos Gunners. O ano tem um significado especial para o clube, porque se trata do primeiro double da história do Arsenal, ou seja, a primeira vez que a equipe conquistou na mesma temporada os títulos inglês e da FA Cup. E, mais importante ainda: a temporada encerrou um jejum que já durava desde a década de 1950 - a última taça antes do ano do double foi o Inglês de 1952/53.


Detalhe para os aficcionados: os clubes não só faziam camisas especiais, como também produziam agasalhos e outros artigos específicos para a partida. E os materiais podem ser encontrados nas lojas dos clubes. Mais um exemplo inglês de respeito à memória. Este modelo que ilustra o post eu adquiri na loja do clube no Emirates Stadium, depois de uma dúvida muito grande sobre qual modelo comprar. Trouxe essa (e mais outra que vou falar em outro post) pelo momento histórico a que ela se refere.


Os gols do jogo histórico de 1971 podem ser conferidos no vídeo abaixo. Heighway abriu o placar para o Liverpool e Kelly empatou para o Arsenal no primeiro tempo da prorrogação. George fez o gol da vitória dos Gunners na etapa final do tempo extra.



Este post foi escrito para o Camisaria Futebol Clube, blog que mantenho e que é dedicado exclusivamente a camisas de futebol. Outros posts especiais que foram publicados lá originalmente serão reproduzidos aqui em breve.

Recentemente mostrei aqui no blog minha visita ao Emirates, onde estive para ver o jogo entre Arsenal e Udinese, pela Champions League. Confiram o post:
Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 7 - Um jogo da Champions no Emirates

Comentários

  1. Que camisa linda amigo .. eu que sou um colecionador adoraria ter uma dessas !!!
    parabens !

    ResponderExcluir

Postar um comentário