Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 18 - Museu do Manchester United


Um museu se faz pela importância dos objetos que guarda e também pela forma como se preserva a memória de um determinado assunto. E se tem um local que une essas duas características com extrema precisão e com uma qualidade que impressiona é o Museu do Manchester United, um dos mais impressionantes do planeta entre aqueles relacionados ao futebol.




Em três andares, uma coleção impecável não só de taças como de camisas e objetos diversos e muito, mas muito respeito aos ídolos históricos do clube, que recebem homenagens de extremo bom gosto e qualidade. Ao mesmo tempo misturando o antigo e o novo, associando épocas distantes com uma tecnologia ímpar, o museu do Manchester United é um lugar em que qualquer fã de futebol pode gastar muitas horas.



Jornais de 1958 relatam a maior tragédia da história do clube, o desastre de Munique


Paineis contam com precisão cada detalhe da história de Old Trafford

Destaques não faltam e independem do momento histórico ao qual se referem. O trágico acidente de 1958 está lá, registrado e com a devida homenagem aos personagens da data. Toda a história do estádio Old Trafford e dados especiais do Teatro dos Sonhos chamam a antenção.


Série de troféus da Community Shield colecionados pelo Manchester United


Ídolos que fizeram história também merecem um espaço especial, independemente de qual época jogaram. E é nesse momento em que o museu impressiona. Estive em Manchester depois da aposentadoria de Scholes e antes de seu retorno inesperado aos gramados. Mesmo o meia tendo encerrado a carreira pouco tempo antes, o United dedicou um espaço incrível ao jogador, com camisas usadas por ele no clube, objetos diversos e um painel incrível com fotos especiais. Tratamento semelhante foi dado a outro representante da fabulosa Classe de 1992, Gary Neville, que merece um espaço ao lado de parceiros da geração que recolocou o clube no topo do futebol mundial.


Scholes homenageado com objetos, camisas, medalhas e em um imenso painel



Não só membros da vitoriosa Classe de 1992 têm seu espaço. Todos os jogadores que já passaram pelo clube têm seus nomes registrados em um imenso painel que cita atleta por atleta exatamente no ano em que entraram em campo pela primeira vez.

Jogou no Manchester United? O nome vai estar aí, neste painel

Scholes tem seu espaço na entrada, a Classe de 1992 uma parte interessante, mas nada mais incrível do que a imensa sala intitulada "Legends". Neste local, monstros sagrados do clube têm, lado a lado em um corredor, uma espécie de 'altar sagrado', com objetos únicos, de camisas a bonecos personalizados. Estão lá objetos únicos de Best, Robson, Charlton...

O incrível espaço dedicado às lendas do clube, como Bobby Charlton (abaixo)


Bryan Robson (abaixo), um dos ídolos que mereceu um espaço único



Outro que, com toda a justiça, tem espaços especiais é Alex Ferguson. Primeiramente, seu interminável rol de conquistas é destacado, com com taças, premiações individuais e até mesmo uma insólita foto de seus tempos como jogador. Depois, em uma holografia incrível, que reproduz seu escritório com o 'próprio' Ferguson conversando com o atônito visitante, em uma inespeada audiência. Um espetáculo moderno e que dá a exata noção da importância do escocês no clube.


Acima, a 'audiência' com Sir Alex Ferguson. Abaixo, o jovem jogador



Taças e mais taças e um espaço garantido para o grande técnico escocês em Old Trafford

De todos os museus que visitei na Inglaterra, o do Manchester United trata de uma forma diferente de um assunto que muito me interessa: as camisas do clube. Quase caí para trás quando vi uma série delas, em um espaço especial, enorme. E com dados que valorizam ainda mais o museu. Cada camisa tem uma placa que informa quando foi usada determinada camisa e por qual jogador. São peças incríveis de jogadores incríveis. E o que é sensacional: camisas como essas das fotos abaixo, usadas por George Stacey (1900 - 1910 - isso mesmo) e George Wall (1911).


Sim, a camisa acima foi usada por um jogador do Manchester na primeira década do século passado...


Acima, uma camisa de 1911. Abaixo, várias camisas usadas ao longo dos anos pelos jogadores do clube



Visitar o museu do Manchester United é mergulhar em uma história especial e grandiosa, não só de um dos gigantes do planeta, mas do futebol em si. Uma aula, comandada por professores de primeiro gabarito.


Confira no blog outras matérias especiais sobre o Manchester United:
Um passeio por Old Trafford
Os 25 anos de Alex Ferguson no Manchester United
A Classe de 1992
Camisa especial usada pelo Manchester United na final européia de 1968
Caricatura de Alex Ferguson

Confira os outros capítulos da série Futebol na Terra da Rainha
Capítulo 1 - Craven Cottage, a casa do Fulham
Capítulo 2 - Meadow Lane, o estádio do Notts County
Capítulo 3 - City Ground, o estádio do Nottingham Forest
Capítulo 4 - O Leyton Orient e o Matchroom Stadium
Capítulo 5 - Wembley, capital mundial do futebol
Capítulo 6 - This is Anfield. O estádio mítico do Liverpool
Capítulo 16 - Museu do Arsenal
Capítulo 17 - Museu do Chelsea

Comentários

  1. Simplesmente Fantástico!
    Grande Abraço.

    futebolmundodabola.blogspot.com
    gamesfmb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O Atlético precisa, urgentemente, criar um museu desse tipo. Olha que resgate da história fantástico.
    Sensacional o post!

    ResponderExcluir
  3. Já estive nesse museu. O curioso é que eles nem citam a "Copa Intercontinental (Mundial de Clubes) de 99". Depois dizem que eles davam valor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fernando, tudo bem? Quando eu visitei o museu, a taça de 1999 estava lá, assim como o programa do jogo e outros objetos relacionados com a partida contra o Palmeiras. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário