História Minimalista das Copas - Parte 1


Durante este período da Copa do Mundo, vou mostrar aqui no blog alguns posts já publicados sobre o tema. O primeiro deles é uma criação do ilustrador, caricaturista e chargista, André Fidusi, parceiro de vários trabalhos especiais no blog. Fidusi foi o autor da série intitulada História Minimalista das Copas. Como o próprio nome diz, Fidusi resume, com extrema habilidade e sutileza, cartazes que resumem a história de cada Mundial, habilmente construídos. Hoje apresento a primeira parte, com os cartazes e detalhes das Copas de 1930 a 1958. Nos próximos dias, em dois capítulos, apresento os demais trabalhos. Para ver os cartazes em um tamanho maior, basta clicar sobre a imagem.

A ideia de criar a Copa do Mundo e a decisão vencida pelos urguaios diante dos argentinos abre a série, que retrata de maneira bem direta, mas sem ser agressiva, a situação política mundial que serve como pano de fundo para as duas primeiras Copas conquistadas pela Itália, em 1934 e em 1938.


Depois do intervalo forçado pela Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo chegou ao Brasil em 1950, época da inauguração do Maracanã, de show brasileiro em todas as partidas e da decepção simbolizada pelo silêncio na derrota em casa para o Uruguai, que levantava sua segunda taça. Tudo retratado com perfeição no cartaz abaixo:

Se o Brasil deu show em 1950, quatro anos depois era a vez da Hungria comandada por Puskas assombrar o mundo. A disparidade técnica era tão grande que a equipe ficou vários anos sem perder e chegou a aplicar 8 a 3 na Alemanha na fase de grupos. Naquele jogo, porém, os alemães esconderam o leite, não entraram com sua equipe principal e nem de longe pareceu o time que logo depois, na final, derrotaria os mesmos húngaros por 3 a 2, de virada. Se o 8 a 3 foi apenas uma vitória a mais, o 3 a 2 valeu a taça. O cartaz de 1954 mostra esses dois momentos decisivos daquele Mundial.

O mundo do futebol foi um até 1958 e outro depois da Copa da Suécia, quando o mundo foi apresentado a Pelé. Simples assim. O cartaz abaixo diz tudo.


Outros trabalhos de Fidusi que foram publicados no blog:
Caricatura de Denis Law
Caricatura de Gerrard
Caricatura de Henry
Caricatura de Alex Ferguson


Mais da produção de André Fidusi pode ser vista em seu blog, andrefidusi.com

Comentários