Drogba, o maestro africano de Stamford Bridge

Em um país que, como poucos, respeita tanto a memória e valoriza seus heróis de um modo especial como a Inglaterra, o Chelsea pode começar a pensar em fazer uma estátua para Didier Drogba, um dos africanos de maior sucesso fora de seu continente em todos os tempos na história do futebol, comparável talvez ao camaronês Samuel Eto'o.

Frieza no momento de cobrar o pênalti e sacramentar o título mais importante da história do Chelsea

Assim como Eto'o, Drogba foi decisivo em uma conquista de Champions League, a competição interclubes mais importante do planeta. Eto'o levantou duas taças pelo Barcelona, marcando gol em final e sendo protagonista em uma equipe recheada de craques, enquanto Drogba fez história ao comandar de forma brilhante, na defesa e no ataque, como um verdadeiro leão, um Chelsea que não era favorito contra o Barcelona e que levantou a taça diante de um Bayern que jogava em casa e era mais técnico - e também favorito.

Com a taça da Champions League nas mãos: ele mereceu como poucos

A história de Drogba com o Chelsea, que deve terminar realmente no final deste mês, quando encerra seu contrato, começou na temporada 2004/2005, quando o clube, que acabava de chegar às mãos de Roman Abramovich, estava iniciando o processo de transformação de um clube tradicional da capital inglesa em uma potência continental. Jogador acima da média, Drogba mereceu essa brilhante caricatura desenhada por André Fidusi, ilustrador de mão cheia e antigo colaborador do blog.



Em sua primeira temporada Drogba ajudou o clube a conquistar o Campeonato Inglês depois de 50 anos e levantou também a Copa da Liga Inglesa. A esses troféus o marfinense somou outros dois campeonatos nacionais (2005/2006 e 2009/2010), quatro FA Cups (2007, 2009, 2010 e 2012), mais uma Copa da Liga (2007), duas Community Shield (2005 e 2009) e o maior título da história do clube, a Champions League em 2012, a primeira de um clube de Londres. 

 
Drogba com a FA Cup: quatro taças e gols em todas as decisões.

Mais do que os títulos e a quantidade de gols (157 em 341 jogos), sua capacidade de decisão impressionou e é por isso que ele merece ser colocado em um panteão de heróis do clube. Ele fez o gol de empate no momento mais complicado do jogo contra o Bayern e teve uma frieza espantosa ao bater o último pênalti na Allianz Arena, mas ele fez gols nas decisões da Copa da Liga em 2005, da Community Shield de 2005, quando ainda usava a camisa 15, e, já com a tradicional 11, na final da Copa da Liga de 2007, na primeira decisão da FA Cup no novo Wembley, em 2007,  e também nas decisões de FA Cup de 2009, 2010 e 2012 (abaixo, no vídeo, o gol decisivo da última edição da FA Cup). 





Hoje Drogba tem um poster no muro que circunda o estádio Stamford Bridge, no antigo lugar da Shed End (foto abaixo), mas passou da hora de pensar em dar um espaço maior para o marfinense. Ele ajudou o clube a subir não só alguns degraus, mas uma verdadeira escadaria no mundo do futebol. 




Confira outros posts especiais sobre o Chelsea no blog:
Um passeio ao museu do Chelsea 
Stamford Bridge, um senhor de 135 anos de idade 
Camisa retrô do Chelsea de 1982 
O ano em que o Chelsea conquistou as duas copas inglesas 

Comentários