Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 23 - Vendo um jogo da Premier League em Stamford Bridge

 
Não foram poucas as vezes que ouvimos, no Brasil, que é impossível, em um mesmo dia, acontecer mais de um jogo em uma mesma cidade, por questões óbvias de segurança e mobilidade? Pois é... Durante minha passagem por Londres no ano passado, assisti em um pub a partida entre Arsenal x Liverpool (para reler essa história, clique aqui), que aconteceu no Emirates Stadium, e assim que o jogo se encerrou fui para Stamford Bridge, onde o Chelsea receberia o West Bromwich - partida para a qual eu tinha ingresso, que custou salgadas 55 libras, mas muito bem empregadas.

 Torcedores saem da estação de metrô (acima) e em cinco minutos estão no estádio (abaixo), sem qualquer problema, com funcionarários indicando onde ficam determinadas setores e com policiamento sempre de prontidão. É difícil para quem quiser fazer bobagem. E se fizer...


É isso mesmo que você acabou de ler. Três das maiores equipes da Inglaterra estavam na mesma cidade, no mesmo dia, a algumas estações de metrô, para ser bem direto. Ah! E todos usam as camisas de seus respectivos clubes sem qualquer receio. O policiamento, efetivo, e as mais que sabidas formas de punição para quem fizer alguma gracinha tornam isso plenamente possível.


 Ingresso na mão no tranquilo setor de bares do estádio

  Setores numerados e de fácil acesso para os torcedores

Assitir uma partida em um estádio de mais de 100 anos (clique aqui para ver o post completo sobre Stamford Bridge), preservado e com todo o conforto para o torcedor já seria um privilégio, que se tornou ainda maior quando tive a oportunidade de conferir de (muito) perto estrelas como Terry, Lampard e Drogba. O dinâmico futebol inglês, com muito tempo de bola em jogo, poucas faltas e uma ferrenha disputa de bola resultou em uma partida bem interessante. O West Bromwich, comandado por ninguém menos do que Roy Hodgson, endureceu o jogo para o time de André Villas Boas e de um discreto Ramires. Long fez 1 a 0 para os visitantes no início do jogo, Anelka empatou no segundo tempo e Malouda, quase no fim, fez 2 a 1.


Entrada no estádio lotado: olhem a confusão e o empurra-empurra para entrar...

Mais do que o jogo em si, o bacana foi poder vivenciar a experiência de estar em uma partida da Premier League, passar pelas catracas do estádio (lotado, com pouco mais de 41 mil pagantes) sem qualquer problema ou empurra-empurra, desfrutar nos simpáticos bares de uma cerveja (que não pode ser consumida nas arquibancadas) sabendo que ir a um banheiro não é um drama e que, claro, sua cadeira está rigorosamente reservada.

Todos tomam sua cerveja antes da partida e no intervalo. E não tem essa de ficar pescoçando o jogo não. Subiu, sentou.
E nada de fila para comprar nos bares, nada de cotovelo na cara para pegar seu copo....

Além da óbvia organização, que começa do lado de fora do estádio, de onde a estação de metrô não fica a cinco minutos de caminhada, a sensação de segurança e tranquilidade impera do lado de dentro. Funcionários sempre solícitos e prontos para orientar todos evitam filas e aglomerações antes, durante e depois do jogo. Fiquei a uma curta distância da torcida do visitante e o máximo que vi - e, que, claro, faz parte - foram as comuns trocas de gentilezas verbais entre os torcedores.


   Drogba se aquece quase ao lado dos torcedores e, abaixo, a ótima visão que tive das arquibancadas



Com toda essa estrutura, o foco do torcedor é um só: o jogo, disputado sempre em um gramado de primeiro nível. A experiência de ver uma partida do melhor campeonato nacional do mundo merece ser vivida por todos fãs de futebol.




Vejam os outros capítulos da série:
Capítulo 19 - Por dentro do Emirates Stadium

Comentários