O Futebol Inglês Veste a Camisa - Bradford City


Uma das imagens marcantes do último ano foi a festa feita pela torcida do Bradford City em Wembley. Mesmo derrotado pelo Swansea por incontestáveis 5 a 0 na final da Copa da Liga Inglesa, os fãs do clube da quarta divisão não deixaram de empunhar as bandeiras e vibrar com o belo capítulo da história do clube. E teve muita gente que quis saber quem era o time que, no meio da tabela da League Two, eliminou o Arsenal da competição e também deixou para trás Wigan e Aston Villa, clubes da Premier League e com um orçamento incomparável. Neste post, mostro quem é o Bradford City e apresento também as duas camisas do clube que tenho em minha coleção.




Fundado em 1903, o clube já tem em seu currículo o título de uma copa inglesa e, exatamente, a mais tradicional e valorizada, a FA Cup. E precisou de apenas oito anos de vida para conquistar o troféu mais importante de sua galeria. Em 1911, o Bradford empatou o primeiro jogo com o Newcastle, então campeão da FA Cup, em 0 a 0, no extinto estádio Crystal Palace. O jogo que deu a taça ao Bradford City aconteceu em Old Trafford, em Manchester. Vitória por 1 a 0 diante de 58 mil torcedores.


Naquela época, porém, o Bradford era um clube de primeira divisão, onde chegou após vencer a segundona em 1907/1908. A equipe se manteve até 1921/1922, quando começou uma série de altos e baixos. No período pré-Segunda Guerra Mundial, oscilou entre a segunda e a terceira divisões e, no início da década de 1960, caiu para a quarta divisão. A série de oscilações teve fim de uma forma especial, com a chegada à Premier League, onde durou apenas duas temporadas, 1999/2000 e 2000/2001, com participações discretíssimas, 17º (último antes da zona de rebaixamento) e 20º (último). Desde então nunca esteve perto do acesso em nenhuma das divisões que frequentou e está na quarta desde 2007/2008. O feito de ser finalista da Copa da Liga, porém, é histórico: foi o primeiro clube da quarta divisão a chegar a uma final desde 1962 (o último tinha sido o Rochdale) e seria o primeiro a se sagrar campeão. 




Em relação ao uniforme, porém, o Bradford City se manteve fiel às cores desde sua fundação, quando usou um modelo semelhante ao que utiliza atualmente. Ao longo dos anos, alternou os modelos com as listras ora horizontais, ora verticais, com a predominância do branco em algumas ocasiões. Em outros momentos, utilizou apenas o amarelo ou o grená.



As duas camisas que tenho em minha coleção são de temporadas bem próximas, mas com características diferentes. A primeira, de manga longa (acima), tem as cores um pouco mais escuras do que a camisa tradicional, traz o escudo no centro, dentro de uma caixa, e foi fabricada pelo próprio clube, o que aconteceu entre 2001 e 2003. Nas fotos da etiqueta da camisa (abaixo), um lado o escudo do Bradford e, nas costas, explica a data de sua utilização.








A outra camisa, da temporada 2003/2004 (abaixo), manteve o patrocinador, mas passou a ser produzida pela Diadora. Foi a única temporada em que a marca italiana se associou ao Bradford, que depois a trocaria pela Surridge e, em 2011, pela Nike, que se mantém até hoje. Neste modelo, fiel às cores originais do clube, o escudo sai da caixa em que era usado antes e passa a ser utilizado no lado esquerdo do peito. Nas temporadas relativas às camisas da minha coleção, o Bradford estava na segunda divisão, então chamada English Division One.




O Bradford manda seus jogos no estádio Valley Parade, que pode receber pouco mais de 25 mil pessoas. Inaugurado em 1886, quase 20 anos da fundação do Bradford City, foi casa do clube de rugby Manningham da abertura até a fundação do Bradford City, dos rivais locais Bradford Park Avenue por uma temporada na década de 1970 e também de outro time de rugby, o Bradford Bulls, entre 2001 e 2002. O recorde de público aconteceu em 1911, quando 39.146 pesssoas acompanharam a partida contra o Burnley pela FA Cup. O fato mais marcante ligado ao estádio, porém, é triste. Em maio de 1985, um incêndio causou a morte de 56 pessoas, enquanto outras 265 ficaram feridas. Como em vários outros locais da Inglaterra, a memória dos mortos é homenageada com uma placa e uma escultura no próprio estádio, além de um monumento na cidade de Bradford, que fica a cerca de 280 quilômetros de Londres e a apenas 14 de Leeds.



O Valley Parade e a homenagem aos mortos no incêndio de 1985 (abaixo)







O escudo do Bradford City apresenta no alto uma galinha e, abaixo, a inscrição "The Bantans", que se refere exatamente ao tipo da galinha retratada no emblema. Durante os anos 1950, o clube chegou a ter como seu escudo apenas a galinha. Um javali, que faz parte do brasão de armas da cidade, também chegou a fazer parte do escudo. Outra solução simples, o entrelaçamento das inicias do clube (BCAFC, de Bradford City AssociationFootball Club), foi utilizado em alguns momentos da história do clube, como se pode ver ao longo desta matéria. Desde 1991, entretanto, o escudo atual, que abre este post, passou a ser usado.


Para ver mais posts desta série e outras camisas inglesas da minha coleção, clique nos links abaixo:











Comentários

  1. O bacana é que, assim como o galo, a camisa tem listras verticais... Da-lhe Galo, e da-lhe Galinha! Vice campeão com méritos e orgulho. Parabéns...

    ResponderExcluir

Postar um comentário