Os dias do Atlético em Manchester em 1987


Em uma época em que o calendário do futebol brasileiro anda cada vez mais inchado, com os enfadonhos campeonatos estaduais ocupando quase um semestre do ano e as rodadas do Brasileirão se espremendo durante meses, chega a ser surpreendente ou, ao menos nostálgico, lembrar que, não faz lá muito tempo, os clubes brasileiros tinham, apesar dos problemas dos calendários de então, possibilidade de enfrentar grandes equipes europeias em pequenos torneios no Velho Continente. Assim, não deixa de ser interessante relembrar casos como este que conto agora, a participação do Atlético no Torneio Internacional de Manchester, quando enfrentou, em dois dias, PSV, da Holanda, e Manchester United, em 1987.




A capa do programa do torneio de Manchester de 1987

 foto: Martin Wythenshawe Reds MUFC


O torneio foi disputado na antiga casa do Manchester City, o estádio Maine Road, que recebeu 20.250 pessoas na partida entre os dois times da cidade, na terça-feira, dia 4 de agosto. O United venceu o City por 3 a 1, com gols de Robson e McClair (2), contra um de Simpson. No mesmo dia e no mesmo estádio, o Atlético venceu o PSV, da Holanda, por 3 a 1. O regulamento era simples: o vencedor dos dois jogos disputaria a final no dia seguinte. Os perdedores disputariam o terceiro lugar.

De acordo com dados do Centro Atleticano de Memória, eis o Atlético que entrou em campo contra os holandeses: João Leite; Chiquinho, João Pedro, Luisinho e João Luís; Vandinho, Éder Lopes e Marquinhos (Vânder Luís); Sérgio Araújo, Guga (Tita) e Renato. O técnico era Palhinha. O PSV, dirigido por Guus Hiddink, tinha Van Breukelen; Van Aerle, Nielsen, Koeman e Van de Kerkhof (Gilhaus); Arneseh, Lerby e Thoresen; Vannenburg, Koot e Kieft. Os gols do Galo foram feitos por Sérgio Araújo (2) e Chiquinho.


O antigo estádio do Manchester City, palco do Torneio de Manchester em 1987
Foto: thevintagefootballclub.blogspot.com

O último dia do torneio começou com a vitória do Manchester City sobre o PSV por 3 a 1. E esse também foi o placar do confronto entre Manchester United e Atlético, com vitória inglesa, com três gols de McClair contra um de Tita.O ibope não foi tão alto assim e as primeiras informações pesquisadas dão conta de que apenas 7.150 torcedores acompanharam a partida. O Galo entrou em campo, de acordo com informações do Centro Atleticano de Memória, com João Leite; Chiquinho, João Pedro, Luisinho e Paulo Roberto; Vandinho, Éder Lopes e Marquinhos (João Paulo); Sérgio Araújo, Guga (Tita) e Renato. A escalação do Manchester ainda está sob pesquisa, mas se sabe que a equipe era dirigida, já naquela época, por Alex Ferguson.

Os Red Devils tinham feito uma péssima campanha no ano anterior, terminando o Campeonato Inglês em 11º lugar. O Manchester International Football Tournament foi disputado pouco antes do início da temporada 1987/1988, na qual o Manchester United foi vice-campeão, sua melhor colocação desde 1979/1980. O título inglês só viria em 1992/1993, já nos moldes da Premier League. O Manchester City, também teve uma péssima temporada anterior, quando terminou em 21º lugar e foi rebaixado. E não foi em 1987/1988 que voltaria à elite, pois terminou em 9º lugar. O clube voltaria à divisão principal na temporada seguinte e oscilou subidas e descidas (chegou a jogar a terceira divisão em 1998/1999) até se estabilizar de vez na Premier League e conquistar o título em 2011/2012. O outro europeu do torneio, o PSV, foi quem se deu melhor na temporada que começava. Foi o campeão europeu de 1988 e, já na temporada 1988/1989 contaria com Romário em seu elenco.

Sérgio Araújo, destaque do Galo em 1987 (foto: ogol.com.br)
O Atlético, por sua vez, disputaria em 1987 a Copa União, já sob o comando de Telê Santana e com um time bem semelhante ao que jogou o torneio em Manchester. Batista assumiria uma posição na zaga, Vânder Luís tomou a posição de Vandinho no meio e Marquinho Carioca assumiu a ponta-esquerda, enquanto Renato passou a ser o centroavante de ofício. O time foi bem nos dois turnos iniciais e, invicto, chegou às semifinais diante do Flamengo, que acabou eliminando o Galo com duas vitórias.









Comentários

  1. Cássio Atlético Lira28 de fevereiro de 2013 às 23:41

    Essa eu não sabia... se eu soubesse antes, teria ido em Manchester, ou invés de ter escolhido Liverpool. abraços..

    ResponderExcluir

Postar um comentário