Curiosidade: desde 1972, quem eliminou o São Paulo nos mata-matas da Libertadores, chegou à final


Tabus, coincidências que acontecem em competições passadas e coisas do tipo jamais são signficados de conquistas ou vitórias e não entram em campo, mas que o fã de futebol curte e muito umas curiosidades, curte. Uma dessas vai fazer muito atleticano ficar contente e começar a achar que o time está garantido na final da Copa Libertadores. O fato é que, desde 1972, o time que eliminou o São Paulo da competição sul-americana em um mata-mata chegou à decisão. E isso aconteceu nove vezes.

A série começou em 1972, quando o tricolor paulista foi eliminado pelo Independiente na fase semifinal, formada por dois grupos de três times. Apenas o campeão do grupo se classificaria para a final e o time argentino ficou com a vaga, vencendo no jogo decisivo o São Paulo por 2 a 0 em Buenos Aires - logo depois o Independiente se sagraria campeão ao derrotar o Universitário, do Peru. Dois anos depois, o mesmo Independiente levantaria outra taça e esta exatamente em cima do São Paulo, ao derrotar o tricolor no terceiro jogo da série final, por 1 a 0, em Santiago.

Inter de Alecsando eliminou São Paulo de Júnior César nas semfinais em 2010


Depois das únicas três participações nas quais não passou da primeira fase (1978, 1982 e 1987), o São Paulo conquistou seus dois primeiros títulos (1992 e 1993) e voltou a perder um mata-mata decisivo em 1994, sendo derrotado nos pênaltis para o Vélez Sarsfield, da Argentina, na final.

O tricolor voltou a jogar a Libertadores apenas em 2004, quando, então comandado por Cuca, foi eliminado na semifinal para o Once Caldas, da Colômbia, que seria campeão ao derrotar o Boca Juniors nos pênaltis. No ano seguinte, o São Paulo se sagraria campeão novamente, mas em 2006 começou a sofrer uma série de eliminações para brasileiros.

Once Caldas eliminou São Paulo em 2004

Em 2006, o Inter foi campeão em cima do tricolor, se dando bem no mata-mata final. No ano seguinte, outro gaúcho, o Grêmio, eliminou o São Paulo, desta vez nas oitavas. O tricolor gaúcho chegou à final, mas foi derrotado pelo Boca. Em 2008, outro tricolor, o Fluminense, eliminou o São Paulo, agora nas quartas. Na final, o time carioca perdeu para a LDU. O Cruzeiro foi o algoz do São Paulo em 2009, com duas vitórias nas quartas de final (2 a 1 e 2 a 0), chegou à final, mas perdeu o título para o Estudiantes.

A última vez que o São Paulo perdeu um mata-mata na Libertadores antes de 2013 foi em 2010. Mesmo vencendo o Inter por 2 a 1 em casa, como perdeu em Porto Alegre por 1 a 0, foi desclassificado nas semifinais. O time gaúcho chegou à final e foi campeão sobre o Chivas.




Comentários

  1. Boa, este tipo de tradição ninguém estava divulgando.

    ResponderExcluir
  2. Fred, Parabéns pela pela pesquisa, muito boa!
    Cara, viu o Wigan hoje? O Palmeiras da inglaterra... vai cair, muito difícil não cair....abraço.

    ResponderExcluir
  3. Po, gostei muito de suas matérias, vc esta de é um excelente profissional, sera que eu poderia publicar em minha pagina do facebook seus trabalhos? gostaria muito.

    meu email é, leandromateus88@gmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário