O Futebol Inglês Veste a Camisa - Crystal Palace


O mais novo integrante da Premier League é, na verdade, nem tão novo assim. Fundado em 1905, o Crystal Palace está de volta à elite depois de uma breve passagem em 2004/2005. O clube, que manda seus jogos no Selhurst Park, foi promovido nos playoffs ao vencer o Watford. Na temporada regular, ficou em 5º lugar na Championship. A chegada do clube à elite inglesa é um feito, se levarmos em conta que o Crystal Palace ficou à beira da falência em algumas ocasiões na década passada. Neste post, mostro um pouco da história do clube e apresento as camisas do clube que tenho na minha coleção.


De volta ao convívio dos grandes, o Palace sonha em reviver seus maiores momentos, vividos na virada da década de 1980 e no início dos anos 90. Em 1990, o clube perdeu a final da FA Cup para o Manchester United e terminou em terceiro lugar no Campeonato Inglês em 1990/1991. Um dos integrantes da primeira edição da Premier League, em 1992/1993, o Palace foi rebaixado logo nessa edição inaugural. Aquela temporada foi a última em que o clube permaneceu na primeira divisão por mais de um campeonato (quatro, na verdade, desde 1989/1990). Depois o clube se acostumou ao sobe e desce.

Camisa da temporada 1995/1996

O primeiro campeonato que o Palace disputou foi a terceira divisão sul em 1920/1921. Campeão, subiu logo de cara para a segundona inglesa. Depois de oscilar durante décadas entre a segunda e quarta divisões, chegou à elite pela primeira vez em 1969/1970, quando terminou o campeonato na 20ª colocação. O clube se manteve com campanhas frágeis na elite até 1972/1973, quando caiu novamente. Voltou em 1979/1980, caiu na temporada seguinte, teve o auge na virada da década e depois voltou à elite em três temporadas isoladas.

O jogador mais famoso revelado pelo Crystal Palace foi o atacante Ian Wright, que defendeu o clube entre 1985 e 1991, quando foi para o Arsenal e se tornou o maior artilheiro da história do clube até ser superado por Henry. Wright é o terceiro maior artilheiro da história do Crystal Palace, com 117 gols - o líder é o escocês Peter Simpson, com 165. Entre os estrangeiros que passaram pelo clube, o italiano Attilio Lombardo, campeão nacional pela Sampdoria, foi jogador do Palace no final da década de 1990.

Camisa usada na temporada 2008/2009


O clube manda seus jogos no Selhurst Park, construído em 1924. Com capacidade para 26.300 torcedores, o estádio já foi usado em momentos diferentes pelo Charlton e pelo Wimbledon, simultaneamente ao Palace. Antes da construção, o clube usou o Crystal Palace National Sports Centre para mandar seus jogos. Reformado e adequado às exigências do Relatório Taylor, no início dos anos 1990, o Selhurst Park chegou a receber 51 mil pessoas em uma partida do Crystal Palace contra o Burnley em 1979 pela segundona inglesa. Um episódio curioso que aconteceu no local foi em 1995, quando o francês Eric Cantona, então no Manchester United, deu uma voadora no torcedor Matthew Simmons, o que rendeu uma longa punição ao atleta.

O estádio Selhurst Park (acima) e a voadora de Cantona (foto: Telegraph)
 

O Crystal Palace já teve diversos escudos em sua história. Em alguns usou as inciais CPFC, outros apenas Crystal Palace e em vários momentos agregou o desenho do crystal palace, espaço construído no Hyde Park, em Londres, em 1851, e depois reconstruído no sul da cidade. Em 1973, o clube agregou a águia ao escudo. Com o passar dos anos, o desenho foi sendo modernizado. A última versão foi apresentada exatamente neste ano e pode ser conferida abaixo.



Para ver mais posts desta série e outras camisas inglesas da minha coleção, clique nos links abaixo:






Comentários

  1. The newest member of the Premier League is actually not so new. camisas futebol replicas dropped the following season, had a peak at the turn of the decade and then returned to the elite in threeisolated seasons. most famous player was unveiled by Crystal Palace striker Ian Wright, who defended the club between 1985 and 1991,when he went to Arsenal and became the top scorer in club history until surpassed by Henry. Wright is the third largest.

    ResponderExcluir

  2. Quem acha que a importa??o de produtos chineses está Camisas de Futebol Brasil as opera??es vem se tornando cada vez mais seguras e lucrativas, desde que a pessoa estude, conhe?a o mercado e saiba negociar.
    Você já pensou em se tornar um importador de produtos chineses e ganhar um bom dinheiro com isso? Ent?o clique aqui e descubra como!
    A importa??o de Roupas em geral é um dos ramos que mais vem ganhando destaque no mercado chinês (logo atrás dos eletroeletr?nicos), inclusive camisas de futebol internacional. é claro que todo brasileiro tem o seu time predileto, mas cada um tem a sua admira??o por algum time internacional, especialmente os europeus, como o Milan, Real Madrid, comprar camisas de futebol baratas e revendê-las aqui no Brasil por um pre?o mais compatível, mas que ainda lhe ofere?a uma interessante margem de lucro.saiba que essa é uma estratégia muito comum entre as lojas esportivas, para ter uma boa margem de lucro sobre as vendas, já que o investimento é baixo e é <a href="http://www.camisolasdefutebolbrasil.com/><strong>comprar camisas de futebol</strong></a> um produto que tem uma boa saída. Lucro alto para as lojas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário