Cubillas, o Pelé do Peru


Maior jogador da história do futebol peruano, Teófilo Cubillas é autor de um feito e tanto. Fez nada menos do que dez gols em Copas do Mundo. Uma marca considerável se levarmos em conta a questão de que o Peru não é um país do primeiro escalão do futebol mundial e que tem poucas Copas no seu currículo. Ainda assim, mesmo sendo um meia, Cubillas entrou nesta lista dos maiores artilheiros da história dos Mundiais, que apresento nessa série no blog, com caricatura especial do craque feita pelo ilustrador André Fidusi.

Cubillas participou de três Copas. Comandou a equipe peruana, treinada pelo brasileiro Didi, na Copa do México em 1970, quando tinha apenas 21 anos. O Peru foi eliminado nas quartas de final pelo Brasil, mas em quatro jogos, Cubillas fez cinco gols. Quatro anos depois, o Peru ficou de fora da Copa da Alemanha, na mesma temporada em que Cubillas trocou o Alianza Lima pelo Porto, de Portugal.



Em 1978, Cubillas já tinha regressado ao Alianza quando o Peru voltou a jogar uma Copa do Mundo, na Argentina. Mais uma vez, o jogador foi fundamental para a campanha peruana. A equipe passou da primeira fase e foi direto para a fase semifinal. Naquela competição, os oito classificados eram divididos em dois grupos de quatro times, sendo que os dois primeiros fariam a final. O Peru ficou marcado pela goleada de 6 a 0 para a Argentina, que levantou diversas polêmicas. A média de gols de Cubillas, por outro lado, foi ótima, com cinco gols em seis jogos.

Em sua última Copa, Cubillas foi mal como todo o time peruano, eliminado na primeira fase. Em três jogos, o artilheiro, o maior da história da Seleção Peruana, com 45 gols em 117 jogos, passou em branco. Mas fechou sua participação em Mundiais com a marca de dez gols em 13 jogos. Mais do que merecida a alcunha de "Pelé do Peru".

Em 1970, Cubillas marcou um gol na vitória de 3 a 2 sobre a Bulgária, dois nos 3 a 0 sobre o Marrocos, um na derrota por 3 a 1 para a Alemanha e outro na derrota de 4 a 2 para o Brasil. Em 1978, fez dois na vitória de 3 a 1 sobre a Escócia e três nos 4 a 1 sobre o Irã.

Confira abaixo os gols de Cubillas no jogo Peru 4 x 1 Irã, em 1978, na Argentina.


Cubillas jogou no Alianza Lima de 1966 a 1972, em 1977/1978 e em 1987, quando se ofereceu ao clube depois que o elenco morreu em um acidente aéreo. Fez 165 gols pelo time peruano. Jogou também no Basel, da Suíça (1973), Porto (1974 a 1976) e no Fort Lauderdale Strikes, dos Estados Unidos (1979 a 1984). Conquistou a Copa América pelo Peru (1975), quatro Campeonatos Peruanos e um suíço.


Confira os demais artilheiros retratados na série


Comentários