Lineker, o maior artileiro inglês em Copas do Mundo


Começo a mostrar hoje aqui mais um trabalho de extrema qualidade do ilustrador e jornalista André Fidusi, parceiro do blog há muito tempo. Ele decidiu desenhar com seu estilo especial os maiores artilheiros da história das Copas do Mundo. E eu decidi que um trabalho desse nível jamais poderia ficar sem um texto por perto. Daí surgiu mais essa série, com desenhos do Fidusi e pequenos textos meus sobre a turma que mais vezes balançou as redes em Mundiais. E neste seleto grupo, só entra quem fez ao menos dez gols.

Para começar, o maior artilheiro inglês em Copas, Gary Lineker, que marcou dez gols nas Copas de 1986, no México, e 1990, na Itália. Em 1986, inclusive, Lineker foi o artilheiro da Copa (o único inglês a conseguir esse feito), com seis gols, três deles marcados no decisivo jogo da primeira fase contra a Polônia. Até então, a Inglaterra tinha perdido para Portugal por 1 a 0 e empatado em 0 a 0 com Marrocos. Em Monterrey, Lineker fez os três gols da vitória por 3 a 0 e colocou a Inglaterra na segunda fase. Nas oitavas, no estádio Azteca, outra vitória por 3 a 0, desta vez contra o Paraguai. Lineker fez dois e Beardsley completou o placar. Lineker ainda faria mais um, nas quartas, diante da Argentina, derrota de 2 a 1, com os dois famosos gols de Maradona, o da Mão de Deus e a incrível série de dribles que começou no meio do campo.



Em 1990, na primeira fase, Lineker fez o gol do empate em 1 a 1 na estreia contra a Irlanda, viu Platt classificar a Inglaterra para as quartas em jogo dramático contra a Bélgica e foi decisivo nas quartas com dois gols de pênalti contra Camarões, no jogo mais emocionante daquela Copa. Na semifinal, Lineker fez o gol do empate em 1 a 1 com a Alemanha e ainda converteu o seu nas cobranças por pênaltis. A Inglaterra perdeu nos penais por 4 a 3 e terminou a Copa em quarto lugar.

Veja os três gols de Lineker contra a Polônia em 1986:



Um dos cem maiores jogadores de todos os tempos, de acordo com a Fifa, Lineker foi o terceiro melhor do mundo em 1991, o segundo melhor da Europa, o Ballon D'Or em 1986 e três vezes artilheiro do Campeonato Inglês. Sua carreira começou no Leicester City (1978-1985), passou por uma temporada no Everton (1985/1986), ficou de 1986 a 1989 no Barcelona, voltou à Inglaterra para jogar no Tottenham (1989 a 1992) e pendurou as chuteiras no Japão, onde defendeu o Nagoya Grampus Eight, de 1992 a 1994. Com 48 gols pela Seleção Inglesa, é o segundo maior artilheiro da equipe, atrás apenas de Bobby Charlton. Nos clubes, levantou uma FA Cup pelo Tottenham, uma Community Shield pelo Everton, uma Copa do Rei pelo Barça e uma Recopa Europeia também pelo clube espanhol.

Confira os outros artilheiros da série:
Batistuta (Argentina) - 10 gols
Cubillas (Peru) - 10 gols


Comentários