El Campín, o maior estádio da Colômbia e casa do Santa Fé e do Millonarios




O Atlético vai jogar contra o Independiente Santa Fé em um estádio lotado, com pressão de torcida e onde não deixa de ser infelizmente comum aquela cena patética de policiais protegendo com escudos o visitante em cobranças de escanteio. Tirando o clima, o El Campín de Bogotá é um estádio bem interessante, grande, com bom gramado e boa estrutura, melhor do que muitos dos locais que  recebem jogos da Copa Libertadores.

Estádio tem boa estrutura dentro (acima) e fora do gramado (abaixo)


Conheci o El Campín há dois anos e aprovei a estrutura do estádio. Construído em 1938 para apenas 10 mil torcedores (inaugurado em uma partida entre Colômbia e Equador), foi tomando sua forma atual ao longo dos anos e teve sua última reforma em 2011, quando a Colômbia recebeu o Mundial Sub-20 e chegou à capacidade atual de 36.343 torcedores. Durante esse período, foi comum receber mais de 60 mil torcedores, especialmente nos jogos da Seleção Colombiana, que conquistou ali seu maior título, a Copa América de 2001. Além da equipe nacional, o El Campín recebe jogos do Santa Fé e também do Millonarios.

Estádio foi reformado em 2011 e chama atenção pelas ótimas condições


A minha primeira impressão, quando visitei o estádio e entrei no gramado, é a falta de alambrados, algo não muito comum em se tratando de estádios sul-americanos. Como pode ser conferido nas fotos abaixo, não há nem uma grade para separar os torcedores. Apesar disso, não existem registros de grandes problemas relacionados a invasão de campo ou situações semelhantes.

Torcedores ficam próximos do gramado, mas não existem registros recentes de confusões por isso
 

O estádio, inclusive, é muito bem cuidado, tem uma grama de primeiro nível e, graças à reformulação de 2011, ganhou cadeiras, com o devido encosto em todos os setores, não apenas bancos. Os torcedores colombianos, os mesmos que adoram bandeirões e papeis picados, não podem reclamar de conforto. A estrutura interna também é muito boa, com cinco vestiários, saídas de emergência bem posicionadas e outras facilidades, sem falar que o placar eletrônico é grande e visível a partir de qualquer ponto do estádio, que não tem nenhum ponto cego, como as fotos comprovam. Além das partidas de futebol, o El Campín é o palco na Colômbia de grandes shows, como os de Paul McCartney, Lady Gaga e Black Eyed Peas, que tocaram no local entre 2005 e 2012.

Gramado do El Campín costuma estar em ótimas condições
Placar pode ser visto por torcedores em todos os cantos do estádio
Chegar ao El Campín não é uma tarefa complicada, apesar de Bogotá ser uma cidade enorme. Além de não ser muito difícil conseguir um táxi, a capital colombiana é abastecida pelo Transmilenio, sistema de BRT que passa em boa parte da cidade. A estação Campín fica de frente para o estádio.


Detalhes da estrutura exterior do estádio: boa localização e fácil acesso
 




Comentários

  1. Estádio Bacana. Simples e bem cuidado!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto dos estádio colombianos, scha muitos ultrapassados, não cutti estádio redondo, os maiores times do pais Santa Fé, Millios, Atletico Nacional, Independente Meddellin, Cali e Desportiv Cali jogakem estádios superfeios e atrasados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário