Klinsmann, o matador alemão em três Copas do Mundo


Um dos mais respeitados matadores das últimas décadas também deixou sua marca na história das Copas do Mundo. Jürgen Klinsmann, ídolo em clubes de diversos países, fez 11 gols em Mundias, sagrando-se campeão logo em sua primeira participação, em 1990. Atual técnico dos Estados Unidos, Klinsmann também jogou as Copas de 1994 e 1998 e deixou um legado de belos gols e muita técnica. Klinsmann é o retratado deste post, que faz parte da série sobre os artilheiros das Copas, com textos meus e ilustrações de André Fidusi. 

Então jogador da Internazionale, Klinsmann foi muito bem na Copa da Itália, em 1990. Logo na estreia, exatamente no estádio San Siro, em Milão, casa da Inter, Klinsmann marcou na vitória de 4 a 1 sobre a Iugoslávia. No jogo seguinte, goleada de 5 a 1 sobre Emirados Árabes Unidos e mais um gol do atacante louro. Seu terceiro gol e o mais importante naquela Copa aconteceu nas oitavas de final, quando a Alemanha fez 2 a 1 na Holanda de Gullit. Klinsmann marcou o primeiro e garantiu a sequência dos alemães no torneio. Foi o último dele na competição. 



Em 1994, apesar de atuar em uma Alemanha mais frágil, Klinsmann teve sua melhor marca individual em Copas. Na primeira fase, marcou em todos os jogos. Garantiu a vitória no jogo de estreia, 1 a 0 contra a Bolívia, e foi também decisivo ao marcar no 1 a 1 contra a Espanha. Para terminar, fez dois na vitória complicada por 3 a 2 contra a Coreia do Sul, garantindo o primeiro lugar do grupo. Seu último gol também foi importante. Klinsmann fez um dos gols contra a Bélgica nos 3 a 2 das oitavas. Nas quartas, no único jogo em que Klinsmann passou em branco, a Alemanha foi eliminada, ao perder por 2 a 1 para a Bulgária. Com cinco gols, ficou a apenas um dos artilheiros Stoichkov e Salenko.

Em 1998, mais uma vez, a Alemanha não foi muito longe, mas Klinsmann deixou sua marca. Na estreia, fez um golaço na vitória de 2 a 0 sobre os Estados Unidos e, no último jogo da primeira fase, fez o segundo nos 2 a 0 contra o Irã. Seu último gol em Copas foi também em uma partida importante, as oitavas, contra o México, vitória apertada de virada por 2 a 1. Nas quartas, a Alemanha foi eliminada pela Croácia, com uma derrota de 3 a 0. Klinsmann foi o primeiro jogador a marcar gols em três Copas consecutivas, feito igualado por Ronaldo e por Klose.

Veja o golaço de Klinsmann contra os Estados Unidos em 1998:

Campeão da Eurocopa em 1996, Klinsmann é o quarto jogador que mais vestiu a camisa da Alemanha, com 108 partidas, perdendo apenas para Matthaus, Klose e Podolski. Com 47 gols, a mesma quantidade de Voeller, Klinsmann só perde par Gerd Muller e Klose na lista dos maiores goleadores da história da seleção alemã. 

Em clubes, Klinsmann teve passagens marcantes pelo Stuttgart, equipe que mais defendeu em sua carreira, entre 1984 e 1989, marcando 79 gols em 155 jogos. Rodou a Europa e foi bem também na Internazionale (1989 a 1992), no Monaco (1992 a 1994) e no Tottenham (1994 a 1995), antes de voltar à Alemanha, onde defendeu o Bayern, de 1995 a 1997. Passou, sem sucesso, por Sampdoria e novamente no Tottenham. Apesar do sucesso com a seleção, não tem um imenso cartel de títulos em clubes. Forma duas Copas da Uefa, com Inter e Bayern, uma Bundesliga pelo Bayern e uma Supercopa Italiana, pela Inter.


Comentários