Klose, o mais novo dono de um recorde histórico


A não ser que apareça um fenômeno de última hora, apenas um jogador pode encerrar a Copa do Mundo como o maior artilheiro de todos os tempos em um Mundial. Miroslav Klose, autor de, até agora, 15 gols na competição, veio ao Brasil com o objetivo pessoal de fazer ao menos um gol e entrar para a história. E fez, contra Gana. Ronaldo, até então o único maior matador da história dos Mundiais, tem companhia. Klose está na quarta Copa, foi artilheiro em 2006 e sonha com a realização de mais um feito pessoal, superar de vez Ronaldo. Ainda com a chancela de 14 gols, Klose foi personagem da série sobre os artilheiros das Copas, que tem textos meus e ilustrações do André Fidusi.



A série de gols de Klose começou logo em seu primeiro jogo em Mundiais, quando fez três na goleada da Alemanha por 8 a 0 contra a Arábia Saudita, em 2002, na Coreia do Sul e no Japão. No segundo jogo do grupo E, Klose fez o gol alemão no empate em 1 a 1 com a Irlanda. Fechando a primeira fase, deixou sua marca com outro gol, desta vez nos 2 a 0 contra Camarões. O ótimo desempenho parou na etapa inicial e, mesmo a Alemanha tendo chegado à final, Klose não voltou a marcar na Copa.

Em 2006, jogando em casa, Klose estreou mais uma vez com tudo. Fez dois gols na abertura da Copa, nos 4 a 2 contra a Costa Rica. Ainda na primeira fase, disparou na artilharia, fazendo mais dois gols nos 3 a 0 contra o Equador. O gol mais importante do artilheiro naquela Copa foi nas quartas de final, no empate em 1 a 1 com a Argentina. A Alemanha perdia o jogo até os 35 minutos do segundo tempo, quando Klose deixou sua marca. Na semifinal, porém, a Alemanha perdeu para a Itália por 2 a 0. Com seus 5 gols, porém, Klose fechou a Copa como artilheiro.

Klose se aproximou de vez de Ronaldo em 2010. No primeiro jogo, como de costume, deixou o seu nos 4 a 0 contra a Austrália. Nas oitavas de final, a Alemanha atropelou a Inglaterra e Klose fez o primeiro da goleada por 4 a 1. O atacante voltou a brilhar no melhor jogo que os alemães fizeram naquela Copa, os 4 a 0 contra a Argentina, nas quartas de final. Klose fez dois gols, chegou aos 14 e veio para o Mundial do Brasil muito perto do feito histórico.

Confira o penúltimo gol de Klose em Copas, contra a Argentina, em 2010:


Nascido em Opole, na Polônia, em 1978, Klose se mudou com a família para a Alemanha em 1986. O atacante, naturalizado, iniciou a carreira no pequeno Homburg, da Alemanha, e despontou no Kaiserslautern. Após uma boa passagem pelo Werder Bremen, chegou ao Bayern de Munique. Desde 2011, defende a Lazio, da Itália. É o atual maior artilheiro da história da Seleção Alemã, com 68 gols, ao lado de Gerd Muller.

Confira os outros artilheiros retratados na série:
Fontaine (França) - 13 gols
Muller (Alemanha) - 14 gols

Comentários