O que está em jogo neste Cruzeiro x Atlético?


Um clássico na penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. E com os dois rivais já garantidos na semifinal do estadual. Além disso, um deles já garantiu o primeiro lugar na etapa inicial e terá vantagens no mata-mata. Enfim, o Cruzeiro x Atlético de amanhã, às 16h, no Mineirão, vale alguma coisa? Sim, vale muito. Um clássico sempre tem muito valor. Vamos ver os motivos:


Tabus
Qualquer clássico que se preze tem um tabu. E nada pior do que ficar um tempo sem ganhar do rival. No momento, o Atlético tem um incômodo jejum de seis jogos sem derrotar o Cruzeiro. A última vitória alvinegra aconteceu exatamente no Mineirão, na semifinal do Campeonato Mineiro de 2015. Depois daquela vitória por 2 a 1 que valeu ao Galo a vaga na final, dois empates e quatro vitórias cruzeirenses.

Última vitória do Galo no clássico foi em 2015, na semifinal do Mineiro


Números no novo Mineirão
Desde a reinauguração do Mineirão, em 2013, 11 clássicos foram realizados na Pampulha. Com a vitória no jogo pela Primeira Liga, em fevereiro, o Cruzeiro passou a ter quatro vitórias, contra três atleticanas. Aliás, a vitória por 1 a 0 quebrou um outro tabu: Desde 2013 o Cruzeiro não vencia o Galo no Mineirão. Um triunfo alvinegro amanhã volta a igualar os números.


No único jogo deste ano, vitória do Cruzeiro por 1 a 0, pela Primeira Liga


Artilheiros
Fred lidera com folga a artilharia do Campeonato Mineiro, com 10 gols em nove jogos - além disso, fez mais dois gols no ano, um na Libertadores e um na Primeira Liga. Logo, são 12 gols em 11 jogos. Contando o amistoso do início do ano contra o Brasília, Rafael Sóbis também tem 12 gols em 2017, mas em 14 jogos. Um gol no clássico sempre é estimulante e dá moral. Algum dos dois rivais pode terminar o jogo com essa vantagem pessoal.

Revanche e invencibilidade
Além dos tabus e dos números em jogo, o clássico sempre traz na memória o último encontro. No caso, o 1 a 0 do Cruzeiro pela Primeira Liga (a análise do jogo pelo blog pode ser conferida aqui). Claro que o clima de revanche fica no ar, até pelo fato de que a única derrota do Galo no ano foi exatamente naquele jogo. Já o Cruzeiro quer manter a invencibilidade em 2017.

Manter o bom momento
Não importa se um time está bem ou se o outro está em péssima fase, no clássico tudo se equivale. O Galo, já garantido como o primeiro na fase classificatória do estadual, vem de três vitórias seguidas no Mineiro e conta neste jogo com Fred, Robinho, Leonardo Silva, Luan e Elias, que não jogaram a partida pela Primeira Liga. Do lado do Cruzeiro, que vem de três empates e está invicto no ano, a novidade é Thiago Neves, que fará seu primeiro clássico. Incentivo e bons motivos para os dois lados não faltam. 

Comentários