O Galo contra os bolivianos

Em seu primeiro jogo em casa pela Libertadores deste ano, o Atlético recebe o desconhecido Sport Boys, da Bolívia, no Independência. Se a torcida gosta de coincidências, da última vez que um clube daquele país esteve no grupo alvinegro, o Galo foi campeão, em 2013. O adversário era o The Strongest. Neste post, relembre todos os duelos do Atlético contra bolivianos e saiba mais sobre o Sport Boys.

Atlético x The Strongest
O último encontro do Galo contra equipes bolivianas foi também o mais marcante. Em 2013, o Atlético venceu duas vezes o The Strongest, inclusive em La Paz, a mais de 3.600 metros de altitude. Foi a última derrota do Strongest em casa pela Libertadores, inclusive, e a primeira desde 2006. Tanto no Horto como em La Paz, o Galo fez 2 a 1, o que ajudou a garantir a primeira colocação geral. O blog cobriu os dois jogos em 2013. Relembre as análises dos jogos em BH e em La Paz.

Galo foi o último clube a derrotar o The Strongest em La Paz pela Libertadores:




Atlético x Bolivar
Em 2000, o adversário alvinegro na fase de grupos foi o Bolivar. O Galo estreou em casa contra os bolivianos e fez 1 a 0, gol de falta de Ramón Menezes. Na volta, o Atlético foi goleado em um jogo em que nitidamente sentiu os efeitos da altitude de La Paz. O Bolivar fez 4 a 0 e essa é a única derrota do Galo para times bolivianos. O resultado, porém, não evitou que o Atlético se classificasse para as oitavas de final.

Em 2000, primeiro jogo em casa também foi contra um boliviano, o Bolivar:



Atlético x Jorge Wilstermann
Em 1998, pela Copa Conmebol, o Atlético, campeão no ano anterior, venceu duas vezes o Jorge Wilstermann, da cidade de Cochabamba, pelas quartas de final. O Galo fez 3 a 1 no jogo de ida, no Mineirão, com dois gols do volante Edgar e, na volta, garantiu sua classificação com uma vitória por 1 a 0, gol de Valdir Bigode. 


Saiba mais sobre o Sport Boys

Treinado por Xabier Azkargota, espanhol que levou a Bolívia à Copa do Mundo de 1994, o Sport Boys, da cidade de Warnes, foi fundado em 1954 e disputa a Libertadores pela primeira vez em sua história. Campeão do Torneio Apertura 2015, o Sport Boys é apenas o oitavo colocado no atual torneio nacional. Em dez jogos, foram quatro vitórias, um empate e cinco derrotas. Tem 11 pontos a menos e um jogo a mais que o líder da competição, o Bolivar.

No elenco da equipe boliviana, um jogador com passagem discreta pelo Galo, mas com um gol marcante. O atacante Castillo, que é boliviano, defendeu o Atlético em 2008, ano do centenário alvinegro e deixou na memória da torcida o gol feito contra o Flamengo, no Maracanã, o primeiro da vitória por 3 a 0. Na ocasião, o time carioca era o líder do Brasileirão.

Uma boa notícia para o Galo e para quem vai jogar em Warner é que a cidade tem só 300 metros de altitude, cenário bem diferente de jogos no país em La Paz. Outra curiosidade envolvendo o Sport Boys é que o clube incorporou em 2014 ao seu elenco ninguém menos que o presidente Evo Morales. Na época, Morales tinha 54 anos de idade, mas não participou de nenhuma partida profissional.

Análise da temporada

Em meu canal no YouTube, faço um análise da temporada atleticana até o momento e também uma projeção do que pode vir neste ano para o clube. Confira o vídeo:


Comentários