Premier League na reta final

A Premier League está chegando em sua reta final com brigas em várias partes da tabela. O Chelsea mantém a liderança, mas tropeçou no último domingo e deixou o Tottenham reduzir a distância. Será que tem algum outro candidato? E a luta por vagas na Champions League, como está? Ontem, o Manchester United apenas empatou em casa com o Everton e perdeu a chance de chegar mais perto da zona de classificação para a Champions League. Na reta final, quem pega quem? Confira tudo neste post e hoje, mais tarde, não perca os jogos da rodada. A ESPN transmite inclusive o jogão do dia, Chelsea x Manchester City, às 16h, entre outros jogos.

Até o final do campeonato, no dia 21 de maio, clássicos como Tottenham x Arsenal, Manchester United x Chelsea, Manchester City x Manchester United e Arsenal x Manchester United vão definir muitas posições no campeonato, garantindo alguns gigantes na Champions League e colocando outros na Liga Europa. Veja como está a classificação, quantos jogos faltam para cada, quem pode cair e quem pode subir. E tem palpitão do blog também.


Chelsea tem boa vantagem e bom desempenho em clássicos, como este contra o Arsenal:




Classificação atual
(Os quatro primeiros vão para a Champions League, enquanto o 5º e o 6º jogam a Liga Europa)
  1. Chelsea - 69 pontos (e 9 jogos para fazer)
  2. Tottenham - 62 pontos (9 jogos para fazer)
  3. Liverpool - 59 pontos (8 jogos)
  4. Manchester City - 58 pontos (9 jogos restantes)
  5. Manchester United - 54 pontos (9 jogos)
  6. Arsenal - 51 pontos (9 partidas)
  7. Everton - 51 (7 jogos restantes)

A tabela final - quem enfrenta quem:

Chelsea
Em casa: Manchester City (hoje), Southampton (25/4), Middlesbrough (8/5), Sunderland (21/5) e Watford (data a confirmar). 
Fora: Bournemouth (8/4), Manchester United (16/4), Everton (30/4) e West Bromwich (13/5)

Tottenham
Em casa: Watford (8/4), Bournemouth (15/4), Arsenal (30/4) e Manchester United (13/5). 
Fora: Swansea (hoje), Crystal Palace (26/4), West Ham (5/5), Hull City (21/5) e Leicester (data a ser confirmada)

Liverpool
Em casa: Bournemouth (hoje), Crystal Palace (23/4), Southampton (7/5) e Middlesbrough (21/5). Fora: Stoke City (8/4), West Bromwich (16/4), Watford (1/5) e West Ham (13/5)

Manchester City
Em casa: Hull (8/4), Manchester United (27/4), Crystal Palace (6/5), Leicester (13/5) e West Bromwich Albion (data a confirmar). 
Fora: Chelsea (hoje), Southampton (15/4), Middlesbrough (30/4) e Watford (21/5). 

Irregulares, Arsenal e Manchester City empataram no último final de semana:

Manchester United
Em casa: Chelsea (16/4), Swansea (30/4) e Crystal Palace (21/5). 
Fora: Sunderland (9/4), Burnley (23/4), Arsenal (7/5), Tottenham (13/5) e Southampton (data a ser confirmada)

Arsenal
Em casa: West Ham (hoje), Leicester (26/4), Manchester United (7/5), Everton (21/5) e Sunderland (data a confirmar). 
Fora: Crystal Palace (10/4), Middlesbrough (17/4), Tottenham (30/4), Stoke City (13/5) e Southampton (data a confirmar)

Everton
Em casa: Leicester (9/4), Burnley (15/4), Chelsea (30/4), Watford (13/5)
Fora: West Ham (22/4), Swansea (6/5), Arsenal (21/5)

O palpitão do blog

Campeão: Chelsea

Com 7 pontos de vantagem para o Tottenham e tendo no banco um treinador experiente e vencedor como Antonio Conte, o Chelsea tem tudo para administrar a liderança até o fim. Faz cinco jogos em casa até o final do torneio.


Vão para a Champions League: Tottenham, Liverpool e Manchester City

Com vários jogadores da seleção inglesa e um futebol eficiente, o Tottenham não vai deixar escapar a vaga, ainda mais se fazer a lição de casa e derrotar dois adversários que sonham com a competição europeia (Arsenal e Manchester United). 

Tottenham foi o time que acabou com a série invicta do Chelsea e ainda sonha com o título



O Liverpool, por sua vez, tem a tabela mais tranquila e não terá nenhum clássico pela frente. A questão é que, se foi bem contra os seis primeiros, perdeu pontos bobos para times de meio de tabela. Ainda assim, na minha opinião, não vai perder essa chance.

O City pode definir sua vaga na Champions em um confronto direto, em casa, contra o rival United. Vai fazer cinco dos nove jogos restantes em casa e é mais estável do que o United. Guardiola vai fazer valer sua reputação e vai fazer de tudo para não ficar de fora do torneio europeu.
Vão jogar a Liga Europa: Manchester United e Arsenal

O United não perde há 20 jogos, mas empatou dez desses jogos e ainda vai encarar Chelsea, Manchester City, Arsenal e Tottenham. Pode até ir para a Champions League, mas via Liga Europa. Pela Premier League, o caminho não é fácil. Já o Arsenal, muito inconstante, deve quebrar neste ano uma sequência que começou na década de 1990. Com Arsene Wenger, nunca ficou fora da Champions. Não vejo poder de recuperação nos Gunners que, hoje, estão a sete pontos do quarto colocado Manchester City.
Rebaixados: Sunderland, Middlesbrough e Swansea

O Sunderland vai conseguir neste ano o que tanto tentou nas temporadas anteriores: ser rebaixado. Tem oito jogos para fazer e o primeiro time fora da zona de rebaixamento está a oito pontos de distância. Já o Middlesbrough, pior ataque do campeonato e em má fase, vai encarar ainda Arsenal, Chelsea, Manchester City e Liverpool na reta final. Não deve escapar. Swansea e Hull vão brigar pela última vaga. O Hull tem melhor desempenho recente e uma defesa mais confiável, o que pode ajudar.


Quem sobe? Newcastle, Brighton and Hove e Leeds

Brigthon e Newcastle se revezaram nas duas primeiras colocações da Championship desde o início:


Faltam seis rodadas para o final. Newcastle e Brighton, que se revezaram na liderança durante todo o torneio, abriram uma vantagem considerável dos demais e vão subir diretamente. Nos playoffs, a tradição do Leeds, que conseguiu uma grande arrancada no meio do campeonato para se garantir entre os seis primeiros, pode fazer a diferença. Mas a disputa será muito acirrada com Reading, Huddersfield e Sheffield Wednesday. Fulham e Preston North End ainda estão na briga para entrar na disputa.

Comentários