Atlético 1 x 0 Avaí - números, estatísticas e curiosidades


O Atlético venceu o Avaí por 1 a 0 ontem, no Independência, e conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de 2017. Neste post, aproveitando meus arquivos e pesquisas sobre o clube, vou mostrar números atualizados sobre o Galo, curiosidades do confronto, jogadores, desempenho no estádio e muito mais. 

Fred artilheiro do Horto
Fred fez seu 18º gol com a camisa do Galo no Independência, o 12º neste ano (em 14 jogos). Já é o quarto maior artilheiro do Atlético no estádio desde a reforma, em 2012. Os três primeiros são Jô (27), Luan (25) e Diego Tardelli (19). O impressionante é que Fred fez seus 18 gols em apenas 26 jogos no estádio. Como comparação, Pratto fez 17 em 40 partidas e Robinho, 17 em 32. Tardelli fez 19 em 48 jogos. Jô é o recordista de gols no estádio em uma mesma temporada, 16 em 2013. Fred já tem a segunda melhor marca.


Fred mantém ótima média de gols no ano e com a camisa do Galo (Foto: Bruno Cantini/ Atlético)

Mais de 100 vitórias no Independência
Com o jogo de ontem, são 157 partidas do clube no estádio. O 1 a 0 contra o Avaí foi a 108ª vitória, sendo que 57 destas foram em jogos pelo Campeonato Brasileiro. O Avaí jogou pela segunda vez no Horto e perdeu mais uma vez. Na outra partida, vitória por 2 a 0 pelo Brasileirão de 2015.

Avaí freguês
O jogo de ontem foi o 16º do Galo contra a equipe de Florianópolis. O retrospecto é amplamente favorável para os mineiros. São 11 vitórias, quatro empates e uma derrota, na Série B de 2006. São 9 jogos pelo Brasileiro da Série A, dois pela Série B, 4 pela Copa do Brasil e um pelo Brasileiro Sub-23 em 2010, quando o Galo usou jogadores profissionais. Na Copa do Brasil, o Galo eliminou o Avaí em 1998 e em 2007.

Força da base atleticana
Dos 23 jogadores relacionados pelo técnico Roger Machado para o jogo de ontem, 11 foram formados no Atlético. Alex Silva, Gabriel, Rodrigão, Yago e Rafael Moura atuaram. Ficaram no banco Uilson, Ralph, Capixaba, Thalis, Leonan e Élder. 

Alex Silva: um dos 11 formados no Atlético relacionados para o jogo contra o Avaí (Foto: Bruno Cantini/ Atlético)


Estreias
O zagueiro Rodrigão fez ontem seu primeiro jogo em um Brasileirão (até então tinha atuado nos dois jogos da Florida Cup, em janeiro) e também seu primeiro no Independência com a camisa do Galo. Foi também o primeiro jogo de Marlone pelo Brasileirão pelo Atlético e o primeiro de Valdívia com a camisa alvinegra no Horto. Já Erazo estreou no Brasileiro deste ano. O equatoriano tinha feito apenas uma partida no ano, pela Libertadores.

Valdívia fez ontem seu primeiro jogo com a camisa do Galo no Independência (Foto: Bruno Cantini/ Atlético)

Três jogos sem levar gols
Pela terceira vez no ano, o Galo completa três jogos seguidos sem sofrer gols. A série atual inclui os jogos contra Paraná (2 a 0), Palmeiras (0 a 0) e Avaí (0 a 0). A primeira sequência foi no início do ano: Tombense (3 a 0), Joinville (2 a 0) e Uberlândia (3 a 0). A segunda incluiu URT (3 a 0), Libertad (2 a 0) e Cruzeiro (0 a 0). Em todo o ano, são 29 gols sofridos em 33 jogos, incluindo a Florida Cup. No Independência, foram nove gols sofridos em 15 jogos.

Fábio Santos e Cazares, os que mais jogaram
Dos 33 jogos que o Galo fez neste ano, Fábio Santos e Cazares marcaram presença em 29. Fábio Santos não jogou na Florida Cup, ficou de fora contra a Chapecoense pela Primeira Liga e contra a Caldense, pelo Mineiro. Cazares não jogou a Florida Cup, contra a Caldense e ontem, contra o Avaí. Depois dos dois vem Gabriel, que já atuou 28 vezes.

Público menor que a média
A partida de ontem teve 12.648 pagantes, segundo menor público do Galo no Independência neste ano - o mais baixo foi 11.158, contra o Uberlândia, pelo Campeonato Mineiro. A média do ano até o momento no Horto é de 16.023 pessoas por jogo.

Lances do jogo e entrevistas
Abaixo, material da TV Galo com lances do jogo e entrevistas pós-jogo.


Comentários