Atlético 2 x 1 São Paulo e Galo 0 x 1 Atlético-PR - números, estatísticas e curiosidades


Na última semana, o Atlético fez dois jogos. Perdeu em casa para o Atlético-PR e venceu fora de casa o São Paulo - as duas partidas pelo Campeonato Brasileiro. Neste post, como de praxe, apresento alguns números e curiosidades do Galo relativos aos dois jogos.


Bom desempenho no Morumbi e contra o São Paulo
Com a vitória alvinegra de ontem, o São Paulo se transformou no time que mais perdeu para o Galo tendo o mando de campo no Campeonato Brasileiro - exceto, claro, partidas contra o Cruzeiro em Belo Horizonte. São 9 jogos, mesma marca do Fluminense. Dessas 9 vitórias, 8 foram no Morumbi e uma no antigo Parque Antártica. O São Paulo é o time que mais perdeu para o Galo fora de BH em um único estádio. As 8 vitórias contra o Tricolor no Morumbi igualam as 8 vitórias contra o Goiás no Serra Dourada. Das 9 vitórias fora de casa contra o São Paulo, quatro foram na era dos pontos corridos. 



Carrasco no Independência
O Atlético-PR, que fez 1 a 0 no Galo na quarta passada, é o time que mais venceu a equipe alvinegra no novo Independência em partidas pelo Campeonato Brasileiro. São três vitórias paranaenses. O Furacão, inclusive, foi o primeiro clube a vencer o Galo no estádio, em 2013, quebrando uma longa invencibilidade alvinegra. Venceu também em 2015. Apenas o Cruzeiro venceu o Galo três vezes no estádio, sendo que uma vez foi pelo Campeonato Mineiro. Além de Cruzeiro e Atlético-PR, apenas o América-MG venceu o Atlético mais de uma vez no Independência. O Coelho venceu duas vezes.

Leonardo Silva a caminho de um recorde
O capitão Leonardo Silva fez seus dois primeiros jogos no Brasileirão e atingiu a marca de 177 partidas pelo Galo na competição. É o quinto que mais atuou com a camisa alvinegra no torneio. Leo pode superar ainda neste campeonato o recorde de Marques, que fez 193 jogos. Entre os dois estão Paulo Roberto Prestes, Vantuir e Reinaldo.



Estreias
Contra o Atlético-PR, Élder fez seu primeiro jogo no Brasileirão - já havia atuado na Florida Cup, quando o Galo levou apenas reservas e jogadores do sub-20. Outro estreante no Brasileiro foi o meia Thalis, que entrou improvisado na lateral direita. Thalis também participou dos jogos nos Estados Unidos no início do ano.
Contra o São Paulo foi a vez de Luan entrar em campo pela primeira vez no Brasileirão. Foi o sexto jogo do meia-atacante no ano. E foi uma participação decisiva, pois participou diretamente do segundo gol.


Quem mais jogou e quem mais marcou
Fábio Santos entrou em campo duas vezes nesta semana e atingiu a marca de 31 jogos na temporada. É quem mais atuou pelo Atlético em 2017. O segundo lugar está com Cazares, que fez 30. 
Com o gol de ontem, Rafael Moura chegou a 8 neste ano e é o vice-artilheiro do time em 2017. O matador Fred, com 19, é o maior goleador alvinegro neste ano.

Fotos: Bruno Cantini/ Atlético

Comentários