Galo no Independência ou Mineirão?



Dono da melhor campanha na primeira fase da Libertadores, campeão estadual, classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, com um elenco recheado de jogadores experientes de primeiro nível e jovens promissores, o Atlético despontava como um dos favoritos à conquista do título brasileiro (era a minha opinião, inclusive). Para isso, contava com uma de suas principais armas: o excelente desempenho em casa, especialmente no estádio Independência. Após 15 rodadas, o caldeirão ainda não funcionou da forma que o Galo e a torcida imaginavam. Neste post, vou mostrar alguns números sobre o clube no Horto e também no Mineirão, que pode voltar a receber os jogos da equipe.

Em oito jogos no Independência neste Brasileirão, o Atlético perdeu quatro - é o recorde de derrotas no local em um mesmo Brasileirão. Em 2016, o time perdeu três (sendo que uma das derrotas, contra o São Paulo, foi no último jogo em casa, com a equipe reserva e com vaga já garantida na Libertadores), mesmo número de 2015. Em 2014, foram só duas. Em 2013, apenas uma. No primeiro ano no estádio reformado, 2012, o Galo não só não perdeu pelo Brasileirão, como fechou o ano invicto no Horto em todas as competições.


Luan entrou no segundo tempo do jogo contra o Bahia e teve atuação discreta (Foto: Bruno Cantini/ Atlético)

Série negativa
Vencer o Atlético no Horto nunca foi uma tarefa fácil. Fluminense, Santos e Bahia conseguiram neste Brasileirão fazer isso pela primeira vez. Já o Atlético-PR, que também derrotou o Galo no Independência, conseguiu sua terceira vitória no estádio em cinco jogos. O Furacão quebrou a invencibilidade alvinegra de 38 partidas no local, em 2013, e venceu também em 2015. É o time que mais derrotou o Galo no Horto em jogos do Brasileirão. Quem também venceu o Atlético três vezes foi o Cruzeiro, sendo que uma vitória foi pelo Campeonato Mineiro.

Uma série ruim de resultados negativos também sempre foi raridade para o Galo no local. Duas derrotas seguidas (Santos e Bahia) aconteceram pela primeira vez no Brasileirão. Além disso, essa série só se repetiu em 2014, com América e Atlas (Mineiro e Libertadores, respectivamente), e em 2015, com Cruzeiro e Tricordiano, ambos pelo Mineiro.

Série positiva no início do ano
Os resultados ruins deste ano no Independência são exclusividade dos jogos do Brasileirão - além das quatro derrotas, o time desperdiçou pontos em empates contra Ponte Preta e Sport. Nas demais competições, o Galo tem 100% de aproveitamento. Venceu os três jogos da Libertadores, os dois pela Copa do Brasil, um pela Primeira Liga e sete pelo Mineiro - foi campeão estadual lá, inclusive. Em 13 jogos nestas competições, fez 33 gols e levou cinco. Pelo Brasileiro, em oito jogos, fez 9 gols e levou 11. Antes do Brasileiro, inclusive, foram 11 vitórias seguidas.

Santos venceu o Galo pela primeira vez no Horto na semana passada (Foto: Bruno Cantini/ Atlético)


Mineirão
Em 2017, como mandante, o Galo fez apenas um jogo no Mineirão: derrotou o América por 4 a 1 pelo Mineiro. Além disso, dividiu o mando com o Cruzeiro na partida pela Primeira Liga, quando perdeu por 1 a 0. Tem bons números na Pampulha desde 2013, venceu lá a Libertadores, a Recopa e a Copa do Brasil - competição pela qual eliminou no estádio Corinthians e Flamengo em jogos épicos. Em 2015, embalado no Brasileirão, perdeu para o Grêmio na Pampulha. No ano passado, empatou no Mineirão um jogo importante com o Flamengo pelo Brasileiro e perdeu a ida da decisão para o Grêmio.

Independência ou Mineirão?
Sempre considerei o Independência uma grande arma atleticana e, na minha opinião, o Galo deveria continuar jogando lá. O estádio não deixou de ser um caldeirão, os números ainda são muito bons e os adversários reconhecidamente não são muito fãs de atuar no Horto. O fato de a equipe estar em uma fase ruim não deveria ser decisivo para uma mudança de estádio. Se for assim, quando o clube ter o seu próprio estádio vai deixar de jogar lá no caso de uma série ruim de resultados? E você? O que pensa?

Comentários