"À Sombra de Gigantes" é muito mais do que um livro!



Muito mais do que futebol, mas muito mais mesmo. Qualquer fã de futebol já leu, ouviu ou até mesmo entoou esse mantra. E quem é maluco pelo esporte sabe muito bem sobre o que eu estou falando. Elementos como paixão, resistência, história, devoção e dedicação (além de futebol, obviamente) estão reunidos em "À Sombra de Gigantes", livro que é uma verdadeira pérola.

Lançado no final de 2017 pelo jornalista Leandro Vignoli, autor do ótimo perfil Corneta Europa no Twitter, a obra reúne relatos preciosos da sua trajetória futebolística europeia que teve foco naqueles que, como bem diz o título, vivem à sombra de vizinhos enormes. Ou, melhor, como diz o subtítulo, "uma viagem ao coração das mais famosas pequenas torcidas do futebol europeu",





Poucas vezes me identifiquei tanto com um livro. Como louco pelo esporte, colecionador de camisas e um viajante inveterado que sempre coloca estádios em seu roteiro, seja no interior de Minas Gerais ou em um canto inócuo da Europa, não tinha como não curtir passeios que incluíram as cidades e os estádios de clubes como Millwall, Union Berlin, Red Star, Sparta Roterdam e outros. No total, 13 clubes em 10 cidades, explorados durante 50 dias. Com direito, claro, a um jogo de cada visto in loco.

O texto leve, bem humorado (e com dicas não apenas de viagem como também musicais de extremo bom gosto - com trilha no Spotify, aliás), atrai de cara. Um festival de informações e detalhes sobre os clubes que é de deliciar. São dados sobre os ídolos, os estádios em si, as rivalidades locais, a relação das cidades com os seus filhos menos ilustres e, o que é extremamente interessante, entrevistas com torcedores locais, fanáticos resistentes que amam seus clubes apesar de, em tempos globalizados e de mega exposição dos rivais famosos, estarem cada vez mais à margem. 

O fato de estar longe dos holofotes midiáticos, mesmo aqueles que tiveram um passado de vitórias, reflete em ainda mais charme aos clubes e também à viagem e ao projeto em si. Um tema recorrente na obra é algo que passa longe de instituições estabelecidas no universo do futebol: o risco de extinção. Pouca torcida (em alguns casos), poucas receitas, a peleja em divisões inferiores... Tudo isso ronda o cotidiano desses clubes, com maior ou menor força dependendo da situação.

São histórias recheadas de ideologia, como a bandeira contra o racismo levantada pelo Rayo Vallecano e a batalha contra a homofobia reforçada pelo Saint Pauli, o clube da bandeira pirata. É muita tradição em jogo, como a do Queen's Park, da Escócia, que se mantém amador e inspirou não só a tradicional camisa da seleção escocesa como simplesmente organizou o primeiro encontro entre seleções da história, um Escócia x Inglaterra, em 1872. E o Red Star, de Paris, fundado por um tal Jules Rimet e que teve um goleiro fuzilado pelos nazistas?

Dura convivência
Alguns irão estranhar a inclusão do Torino, da Itália, nesta lista. Sim, ele é bem maior do que outros citados aqui, mas é inegável sua convivência com seu mega rival Juventus, este um gigante mundial. Assim como não é fácil para o Espanyol viver à sombra do Barcelona ou o Munique 1860 resistir tendo o Bayern por perto. Ou você já se imaginou torcendo pelo Belenenses tendo na mesma cidade Benfica e Sporting?

Os ingressos mais fáceis de serem encontrados, mais em conta, misturados a uma viagem que incluiu rotas feitas por ônibus e em companhias áreas de baixo custo são incentivos para quem quiser repetir uma viagem como essa. Para mim, não só atiçou ainda mais a vontade de voltar a alguns estádios que já visitei, como os do Fulham (Craven Cottage), Leyton Orient (Brisbane Road) e Espanyol (Cornellà), como me fez começar a correr atrás da camisa do Red Star, a única destas que não tenho na minha coleção. Antes de mais nada, obrigado por causar esse efeito, Vignoli.

Crowdfunding
Esse livro espetacular só virou realidade por meio de um crowdfunding, o famoso financiamento coletivo. Eu comprei pelo site da loja da Atrox Casual Club (R$ 39,90). Dá para saber mais detalhes sobre a obra no www.facebook.com/asombradegigantes ou entrar em contato com o autor pelo endereço vignoli@avoid.com.br. O livro tem 228 páginas que serão devoradas em instantes pelos fãs de futebol. Ah! E tem fotos muito bacanas no final. Não, não vou publicar nenhuma aqui para evitar qualquer spoiler. Bom divertimento.




Comentários